ATTAC Portugal no “Blockupy Frankfurt”

26-05-2012 10:13

 

A ATTAC Alemanha convidou a ATTAC Portugal para estar presente no evento que organizaram em conjunto com outras associações e movimentos sociais.

O evento, chamado “Blockupy Frankfurt” era uma iniciativa de encontro e resistência dos movimentos sociais contra as políticas da Troika e pela solidariedade internacional. Terminou com uma grande manifestação em frente ao BCE, o cão de guarda das políticas monetaristas da Comissão Europeia.

As autoridades de Franckfurt – a CDU de Angela Merkle – proibiu alguns dias antes o evento, à exceção da manifestação.

A organização denunciou o que disse ser um grave atentado à liberdade de expressão e convocou uma concentração, que também não foi autorizada, para uma das praças centrais da cidade.

Milhares de pessoas acorreram espontaneamente ao protesto e os nossos companheiros alemães distribuíram constituições do país entre os manifestantes, que acenava com elas à polícia, que exigia que dispersassem.

O que aconteceu foi que, para além das actividades “dentro de portas”, no edifício do sindicato DGB e no campus universitário, e da manifestação em frente ao BCE, tudo o resto teve de ser cancelado.

Mesmo os debates e conferências que tiveram lugar ficaram muito prejudicados, uma vez que a polícia bloqueou literalmente Frankfurt, impedindo pessoas de entrar na cidade, nomeadamente oradores e intérpretes dos eventos.

Felizmente, o representante da ATTAC Portugal não chegou a ser barrado pelas autoridades e participou em várias iniciativas do “Blockupay”, nomeadamente na grande manifestação do último dia, em que participaram delegações de várias ATTACs europeias, partidos e movimentos variados.

No final, Bernardino Aranda, da ATTAC Portugal, fez uma das intervenções que fecharam a manifestação.

A intervenção pode ser consultada aqui.

Voltar