O que é a Attac?

A ATTAC foi criada em França em 1998 com o objectivo de se bater pela implementação da Taxa Tobin, um instrumento de regulação dos mercados cambiais. Desde essa altura a ATTAC alargou em muito o seu âmbito de actuação e constituiu uma rede de plataformas em vários países por todo o Mundo. A ATTAC-Plataforma Portuguesa foi criada em 1999. Em Dezembro de 2002 realizou o seu primeiro Encontro Nacional, do qual sairam os estatutos e programa de acção (2011-2013). Aqui, como em todo o mundo, a ATTAC bate-se por uma globalização solidária, contra a guerra, a exploração e a discriminação. Esta é uma luta de milhões, em que cabe sempre mais um(a).

Dar força ao comércio justo, desarmar e regular os mercados financeiros, dinamizar uma sociedade democrática e solidária, fechar os paraísos fiscais e dar força a uma taxação global para financiar o bem comum. É por isto que a ATTAC - Associação para a Taxação das Transacções Financeiras para a Ajuda aos Cidadãos se bate. É por tudo isto que a ATTAC se move.

Actualmente, estamos no meio da maior crise económica desde 1929. Este falhanço, como todos os outros anteriores, tem uma solução: o fim da economia de casino e do poder absoluto dos mercados financeiros.

A ATTAC:

  • Recusa a socialização dos prejuízos, como nos casos BPN e BPP
  • Exige a responsabilização dos especuladores
  • Defende o reforço do sistema bancário público e cooperativo
  • Acabar com as ferramentas de destabilização do sistema económico
  • Promove uma economia social e ambientalmente responsável

A ATTAC está hoje presente em cerca quatro dezenas de países, desde a Europa, à Austrália, África ou América Latina.

Estamos todos empenhados no ATTAC À CRISE!