1 por Todos! Dia 1 a Europa sai à rua contra a troika!

28-05-2013 03:09

 

Todos os dias ouvimos falar em cortes, austeridade e naquela culpa que todos deveríamos sentir por termos vivido anos a fio «num luxo sumptuoso que não podíamos pagar».

No entanto…

…são os grandes grupos empresariais que vivem apoiados pelo estado, com rendas certas pagas pelos contribuintes, enquanto as micro, pequenas e médias empresas lutam diariamente pela sobrevivência;

…são os grupos financeiros que vivem à margem do sistema fiscal, numa actividade parcamente tributada, onde todo o sistema joga apenas a seu favor;

…os paraísos fiscais florescem, o dinheiro desaparece dos sistemas legais, onde seria tributado, quer seja proveniente de negócios perfeitamente legítimos ou não.

Nós…

…aceitamos todas as imposições, todas as humilhações que nos permitam manter um emprego, que se tornou num bem escasso;

…já não nos preocupamos com os outros, com a Humanidade, apenas lutamos pela sobrevivência;

…deixamos de viver, limitamo-nos a sobreviver.

É a economia que regula o funcionamento da sociedade, a legislação, o governo, em suma, a nossa vida. O que queremos é a economia no seu sítio: um instrumento. Regulado por nós, pela nossa vontade, pela nossa vida, através de legislação feita apenas em favor dos cidadãos.

Um exemplo simples seria uma Taxa sobre as Transacções Financeiras: o ramo financeiro seria tributado a par com qualquer outro ramo de actividade e, com margens mais pequenas, haveria um forte factor de dissuasão da especulação. É, na verdade, simples. Trata-se de taxar todas as actividades por igual. E no entanto, o que nos oferece este poder político a soldo do poder financeiro, são uns embustes, sem que na realidade tenham qualquer semelhança ou efeito prático.

Isto não é vida!

E é de vida, de pessoas, de Humanidade, de Felicidade que se trata!

Para já, trata-se de abolir a troika e restituir-nos a nossa Humanidade!

Dia 1 de Junho, a ATTAC sai à rua, com todos os cidadãos, com todos os colectivos, em Portugal e em toda a Europa, em todas as cidades do continente!

Dia 1 de Junho os Povos Europeus mostram-se Unidos Contra a Troika!

Em Lisboa, o ponto de encontro é na Praça de Entrecampos, às 17 horas, rumo à Alameda.

Estamos juntos no ATTAC À CRISE!

Voltar