A outra economia que é preciso - Henrique Sousa

21-04-2012 17:19

 

Disse a economista Elena Lasida, que participou na conferência Economia com Futuro em Setembro passado, na Gulbenkian, e hápouco voltou cá:

"É preciso pensar a finança de maneira completamente diferente. A finança tem uma primeira finalidade que é financiar a economia real, não é uma  finalidade em si mesma. O dinheiro deve ser para a produção real e para fazer circular os bens e as relações. Trata-se de reencontrar essa função primeira do dinheiro."

Pois é. Separar a banca comercial, voltada para a economia real, da banca de investimento. Proibir os produtos especulativos e tóxicos que alimentam os esquemas de Ponzi dos mercados financeiros, que de vez em quando nos dolorosamente sobre as cabeças e os bolsos. Controlar e limitar os mercados financeiros. Acabar com a liberalização desenfreada dos mercados de capitais que iniciou nos anos 80, sempre justificada pela narrativa neoliberal, esta fase trágica do capitalismo.

Eis um bom ponto de partida para um programa alternativo de governação das esquerdas que não tenham desistido de o ser. E, primeiro, um programa de mobilização social e política. Indo à raiz da crise e da doença, em vez de votar tratados suicidários para Europa e o país. Como fez conformadamente Seguro, porque era preciso acalmar os mercados financeiros (leia-se bancos e banqueiros, fundos especulativos e outros predadores), querendo sossegar a consciência com um projecto de resolução adicional sem valor, que mereceu o desprezo de todos, mesmo dos governantes a quem acompanhou no voto.

Henrique Sousa, membro da ATTAC Portugal

Voltar