POR UMA SOLUÇÃO CONSTITUCIONAL - José Aranda da Silva

23-10-2015 11:37
POR UMA SOLUÇÂO CONSTITUCIONAL QUE TRAVE A DESTRUIÇÃO DO PAIS
 
“A Democracia é um sistema politico em que os cidadãos escolhem os seus dirigentes por votação directa em, em actos eleitorais”.
 
O resultado das eleições legislativas de 2015 é inequívoco, Uma coligação de dois partidos teve menos de 40% dos votos e um conjunto de cinco partidos (PS;BE;PCP;PEV;PAN) tiveram mais de 60% dos votos.
 
O conjunto de partidos que se autoproclamam de esquerda, PS, BE, PCP/PEV, tem significativa maioria de deputados e  manifestaram a intenção de estabelecer alianças.
 
Se forem estabelecidos acordos políticos entre esses partidos eles constituirão a única saída com solução governativa.
 
Estão identificados alguns pontos de união programática neste conjunto de partidos: romper com as políticas de austeridade; defender o estado social e ter uma posição intervencionista a nível Europeu.
 
Naturalmente são também conhecidas divergências entre os partidos de Esquerda como também existem entre os partidos de Direita agora coligados.
 
O que une estas quatro forças partidárias, para lá das conhecidas divergências, é a vontade de travar a política desastrosa dos últimos anos que empobreceu o Pais, criou desemprego, aumentou a pobreza e a emigração e aumento da dívida externa.
 
Acabar com esta política é uma exigência para os que defendem uma sociedade que tenha como valores a igualdade social, o direito ao trabalho, equidade no acesso à justiça, equidade no acesso aos meios de comunicação social, defesa de um Estado Social com serviços públicos de Educação, Saúde e Segurança Social.
 
Só um governo de Esquerda poderá garantir uma viragem política que garanta um Portugal com futuro, mais justo e mais democrático.
 
José Aranda da Silva
Outubro 2015
Voltar