ATTAC Alemanha, França e Portugal juntam forças pela mudança

28-11-2011 01:26

As organizações da ATTAC Alemanha, França e Portugal deram força a uma convergência alternativa para combater as medidas neoliberais levadas a cabo na Europa, este fim-de-semana, na Assembleia-geral da ATTAC França, em Rennes.

Os participantes defenderam uma união dos povos e ao aprofundamento da democracia europeia como os eixos essenciais para a saída da crise económica.

Steffen Stierle, da ATTAC Alemanha, referiu que «estamos a assistir a uma imposição da ideologia da classe dominante alemã por toda a Europa. É a germanização da Europa em curso». Stierle defendeu «não existirem crises gregas, portuguesas, italianas ou espanholas, mas sim uma crise europeia e mundial, uma crise do sistema neoliberal».

O co-presidente da ATTAC France, Thomas Coutrot, manifestou o seu apoio à ‘Iniciativa para Auditoria Cidadã à Dívida Pública’, em curso em Portugal e que conta com a colaboração dos membros da ATTAC Portugal. Thomas garantiu que irá enviar um representante da ATTAC França a Portugal, no dia 16 de Dezembro, para participar na primeira conferência da iniciativa da auditoria.

A ATTAC França está neste momento a mobilizar todos os seus aderentes para avançarem com um processo idêntico. A ATTAC França já organizou comités locais e nacionais para analisarem as contas autárquicas e nacionais, respectivamente.

A ATTAC Portugal descreveu a degradação do cenário económico e social em Portugal devido à implementação das consecutivas medidas de austeridade, informando ainda os cerca de 200 elementos presentes sobre os protestos sociais dos últimos meses, nomeadamente os movimento dos ‘Indignados’ e a Greve Geral de 24 de Novembro.

Demonstramos o nosso empenhamento em reforçar e aprofundar as relações entre os vários movimentos europeus e internacionais da ATTAC. Podemos mostrar que um caminho diferente é possível e inevitável, baseado na solidariedade entre os diferentes povos.

Porque um Mundo melhor é possível!  

Voltar